Halloween party ideas 2015

Publicidade


Mário Loff- Jovem Poeta e Escritor de Tarrafal


Este é Mário Loff, Natural de Tarrafal de Santiago, Nasceu em Ponta Lagoa e cresceu em Colhe Bicho, residente em Sarrado Cabinda.  Fez os estudos primário no Tarrafal, na escola primaria de Vila Centro e Ponta Lagoa.


Em uma das sessões de guia de histórico no ex-campo de concentração na presença do Ministro e artista internacional VIL.


Teve como professora Dina Nhubi e Jorge Sulada. Fez os estudos secundários na Escola Secundaria de Tarrafal e mais tarde estudou História e Património na cidade da Praia. Fez formação em Liderança, Gestão e Desenvolvimento Autárquico na IPP.


Depois de ter estudado quatro anos na cidade da Praia voltou á sua cidade, onde trabalhou como funcionário da Câmara Municipal como gestor da Biblioteca Municipal até 2015, quando mudou para as outras área e funções no município entre os quais, guia da história sobre o Ex. Campo de Concentração, junto com a nova equipa de gestão. Aumentaram o número de vistas no museu da resistência, por dois anos, consecutivo, sendo o museu mais visitado em Cabo Verde desde 2017. Já foi professor e formador.


Desde muito novo, foi amante dos livros e da leitura, o que lhe possibilitou desenvolver a sua grande capacidade de escrita. Hoje é um dos grandes poetas e escritor da nova geração em Cabo Verde, escreve tanto na língua portuguesa como na língua cabo-verdiana. Já ganhou premio literário internacional “premio internacional txon poesia” e publicado o livro poetas para o ano novo II.

Tem varias participações nas antologias de poesias e contos em Cabo Verde, Portugal, Brasil, Espanha e Holanda. 

A discutir o livro e literatura com o Escritor Mia Couto e poeta Anilton Levy

A nível local, desenvolveu projetos, cultural com os outros companheiros Anilton Levy, Isaías de Pina e Elves Cardoso como “I antologia dos poetas de Tarrafal” “despertar” “poesia invade a praça” “rádios praças” “conversa com jovens poetas e escritores”  “núcleo de leitura e discussão de livros”  fundação do grupo de “teatro Sakutam” membro e diretor do grupo de teatro Komikus Tarrafal, com filmes gravados e peças ensaiadas, algumas da sua autoria.


Com os amigos, poeta Júlio Manti, músico e poeta Prinsezito 



Com amigo Cortez 


Poesia na praça com o escritor Clarindo dos Santos 

Numa das preparações para a gravação da série presidente ka sta
Grupo Komikus Tarrafal 

Três amigos de longa data
Anilton Levy. Isaias de Pina e Elves Cardoso, todos os atores de Komikus Tarrafal.


Komikus Tarrafal




 Adilsom (presidente da assembleia da ALTAS) colegas e amigos da ALTAS




Participou no projeto de candidatura com a Professora Doutora Márzia Bruno para candidatar Tarrafal a cidades criativas (ainda por concluir).

Já participou em dezenas de palestras e fóruns, porém, foi convidado em 2017 pelo CITCEM e pelo DCTP da Universidade do Porto no âmbito do colóquio internacional" A Glimmer of Freedon. Tarrafal- Silêncios, Resistência e Existências" . 

Também em 2018 foi convidado a participar no FICCA, na ESAP, no Porto. 

Em 2020 iria liderar uma delegação da altas à Portugal que iria ser condecorada pelos excelentes trabalhos em prol da cultura e literatura em Tarrafal, mas a covid 19 impediu esse feito.

Ao lado do Dr José Ramos 


Atualmente é presidente da Associação Literária de Tarrafal de Santigo, associação que ajudou a fundar há mais de dez anos.

Tem três livros publicados, entre poesias e contos, com destaque para a sua última obra “o rapto da primeira dama” um livro que esta prestes a esgotar. 

Ao lado do investigador Carlos Santos 

Além de escrever constantemente e ser publicado aqui neste sitio com os seus contos fantásticos, ele foi publicado ano passado numa  das revista literária mais prestigiada do Brasil, Revista Intempestiva.

Ao lado do Ministro da Cultura Abraão Vicente e José Ramos Horta


Neste Momento, esta a preparar mais duas obras um de conto intitulado a “Amante”  e o romance “O primo Português é preto”. Frequentemente desafias os internautas no Facebook para postar uma foto e escreve um poema sobre a foto e pessoa em dois minutos.

Ele é a pessoa escolhida pelo Celso Ribeiro para liderar a cultura.



 

 

 

 

 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.