Fundador e líder do grupo musical Simentera, que marcou a viragem da música de Cabo Verde para o acústico e reivindicou a cultura continental africana como elemento da identidade cultural caboverdeana. As suas concepções valeram-lhe o convite do Governo caboverdeano para ser Assessor do Comissariado para a Expo/92 e Autor do Projecto musical de Cabo Verde para a Expo Sevilha 92 e Lisboa 98.
Multi- instrumentista e arranjista de vários álbuns de solistas caboverdeanos. Fundador e Director da Associação Cultural Quintal da Música, cujo Centro Cultural Privado trabalha na valorização da música tradicional e no acesso das crianças à aprendizagem e à promoção dos seus talentos.Compositor, membro da SACEM (Societé française des Droits d’auteur), com temas gravados por Cesária Évora, Lura, Mayra, e por artistas estrangeiros, designadamente da Italia. É compositor permanente da companhia Raiz di Polon, a única formação de dança contemporânea do Arquipélago. Compôs a banda sonora para a peça de Teatro “Adão e as Sete Pretas de Fuligem”, de que é também autor, encomendado pelo Porto Capital Europeia da Cultura, encenado por João Branco. Fundador do Fesquintal de Jazz, Festival Internacional de Jazz de Cabo Verde. Já fez concertos nos Estados Unidos, Brasil, França, Alemanha, Suécia, Finlândia, Noruega, Austria, Senegal, Ghana, Mali, Mauritânia, Portugal, Suiça, Eslovénia, Grécia, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Itália, Roménia, Inglaterra, China e outros.
Gravou em França (Com o Grupo Simentera) o CD Tr’adictional, seu projecto musical sobre a mestiçagem e que conta com a participação do camaronês Manu Dibango, dos senegaleses Touré Kunda, do brasileiro Paulinho Da Viola, e dos portugueses Maria João e Mário Laginha.
Estudioso das músicas tradicionais, entre elas a música vocal dos Rabelados. Em 2004 gravou o seu primeiro disco a solo intitulado “Mar e Luz”, que conta com a participação de Gilberto Gil, Leo Gandelman, Luís Represas e Mayra Andrade. Em 2006 lançou o seu disco live Ao Vivo e aos Outros: Badyo é seu terceiro álbum e Kreol o quarto a solo.
Postar um comentário