Fanzine de Poesia e Banda Desenhada
Vai ter lugar, no próximo dia 25 de Julho de 2012, pelas 18H30, no Café Palkus do Palácio da Cultura Ildo Lobo (Praia – Cabo Verde), a apresentação do fanzine* de Poesia e Banda Desenhada “Banda Poética”.
Este fanzine pretende divulgar o talento (em Poesia, ilustração e Banda Desenhada) de jovens autores cabo-verdianos, assim como incentivar o gosto pela Banda Desenhada em Cabo Verde.
O “Banda Poética” é um projecto colectivo livre, que nasceu na cidade da Praia durante a Feira de Poesia e Banda Desenhada e os seus autores têm entre 22 e 29 anos.
O evento contará com a participação de todos os intervenientes deste projecto colectivo: a editora (Inês Ramos), os autores (Anilton Levy, Álvaro Cardoso, António Lopes Teixeira, Sai Rodrigues, Flor Porto e Heguinil Mendes) e o artista plástico Bento Oliveira, do Gabinete de Artes Plásticas da Direcção Nacional das Artes.
A apresentação do fanzine estará a cargo do escritor e artista plástico Abraão Vicente.
Durante o evento haverá leitura dos poemas incluídos no fanzine e estarão expostos os originais de todos os os desenhos e BD’s.
confirma presença
* O que é um fanzine?
A palavra «fanzine» está registada no Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora e significa «revista periódica publicada geralmente por jovens amadores sobre temas como a banda desenhada, o cinema, a música ou a ficção científica».
O termo vem do inglês «fanzine» (de fan+magazine): abreviação de "fanatic magazine", mais propriamente aglutinação da sílaba inicial de "fanatic" com a última sílaba de "magazine" (revista).
Fanzine é, portanto, um magazine editado por um fã (de alguma coisa).
Postar um comentário