Halloween party ideas 2015

Publicidade

Natação: Tarrafal representado no Dakar-Gorée 2012

Nelito Semedo, nadador de Tarrafal de Santiago, foi quem marcou presença na 25ª edição do Dak-Go. O nadador, acompanhado do praiense José Rosário, inaugurou, no ano passado, a participação de Cabo Verde nesta importante prova de natação da nossa região geográfica e desportiva, a Zona II. Nesta edição, Cabo Verde também integrou a equipa de juízes de prova como forma de angariar experiência para futuras provas de natação em águas abertas nas nossas ilhas.
Natação: Tarrafal representado no Dakar-Gorée 2012
...
Os dois percursos do Dakar-Gorée contaram este ano com 423 inscritos. O percurso “B” de 4,5 km, aberto a todos aficionados, e o “A” de 7,8 km só para os federados enfrentaram um obstáculo comum que é a corrente que se fez sentir no sentido contrário ao esperado. Contratempo que aumentou o grau de dificuldade, pondo à prova ainda mais os nadadores sem, contudo, aumentar expressivamente o número de desistências.

No 24º Dakar-Gorée ocorrido em 2011, os nossos conterrâneos terminaram a prova de 4.5 km em 19º e 22º lugares, respectivamente. Desta feita o Nelito conseguiu chegar à meta no 101º lugar. Embora longe da classificação anterior, Nelito Semedo ficou satisfeito por ter aguentado até ao fim e ter dado mais uma modesta contribuição na edificação da natação desportiva em Cabo Verde.

A Câmara Municipal do Tarrafal foi quem respondeu, uma vez mais, positivamente ao convite da Federação Senegalesa de Natação e Salvamento, garantindo ao Nelito as despesas de transporte. É perceptível a preocupação do Tarrafal em apostar na natação em águas abertas, disciplina olímpica que, por falta de coerência no tratamento do desporto nacional, demora ainda a penetrar no cardápio desportivo cabo-verdiano.

Recorda-se que, salvo opinião contrária, as participações de atletas cabo-verdianos em provas de natação além fronteiras tiveram o seu inicio apenas no ano transacto. Considerando o facto de se tratar de uma disciplina olímpica desde os jogos de Pequim e que Cabo Verde oferece excelentes condições de treino e competição, é de todo recomendável abraçar esta modalidade desportiva.

A “massificação” da natação contribuirá para a projecção do desporto nacional enquanto prática fundamental tanto para o enriquecimento da bagagem motora da população em geral como para a aprendizagem de outras modalidades, nomeadamente as aquáticas e as náuticas.

Aqui, no arquipélago, a próxima prova de natação em águas abertas deverá acontecer em Dezembro próximo com a organização da VII edição de S. Silvestre. Segundo a organização, o S. Silvestre 2012 contará com um percurso de 5km, respeitando assim a distância mínima oficial nesta disciplina. Mais uma vez será Tarrafal de Santiago a receber tal prova que está aberta aos nadadores de todo o país.

in " Jornal A semana"

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.