Governo está com medo das manifestações de Mindelo. Por professor Narde Sousa
Ao ver o telejornal fiquei com a sensação que o governo está com medo das manifestações de Mindelo. Os ativistas do norte sempre 'obrigam' o governo a apresentar, muitas vezes à pressa, maquetes, power point de projetos estruturantes.
Chega-se à conclusão que os ativistas estão com mais força que todos os eleitos da região Santiago norte, por exemplo, presidentes de câmaras incluídos, e convém enfatizar que Santiago Norte é das zonas mais pobres do país, com menos infraestruturas e com cerca de 120 mil habitantes. As populações desta região parecem estar anestesiados em termos de reivindicação. Porém, ativíssimos na defesa dos seus partidos, sofrendo daquilo que alguém já chamou de partidarite aguda. São facilmente distraídos com festas e festivais foleiros. Estão sem reação alguma.
Nota-se que os eleitos locais nunca conseguiram levar o governo a realizar um conselho de ministros extraordinário na zona e apresentar um projeto estruturante.
Shame on you.... to all of you...
Talvez as realizações mais interessantes, nos últimos 20 anos na região, tenham sido a construção de algumas barragens; e a criação da Universidade de Santiago, iniciativa privada de alguns ilustres filhos da zona.
De facto, não há dúvidas que, atualmente, Cabo Verde é um país com quatro centros: Praia (Zona Sul e centro do poder), Sal (peso do turismo), Boa Vista (idem) e Mindelo (unidade na defesa da suposta glória do passado e da 'perdida' grandeza de S.Vicente).
Esta forma de fazer política não é sustentável ... não se sabe até quando poderão segurar isto...
This is my country.... infelizmente, those are your politic(ian)s.
Tristes Trópicos...
Postar um comentário